quinta-feira, 26 de março de 2009




Sindroma de Asperger

O Síndroma de Asperger é uma perturbação do desenvolvimento que se situa na área do espectro do autismo.


Gillberg(1988) cita os seguintes critérios para o seu diagnóstico:
1. Incapacidade severa na interacção social reciproca e no jogo, inaptidão social com os pares ou comportamento social inadequado caracterizado por indiferença e egocentrismo;
2. Padrões de interesses circunscritos (estes envolvem na maioria das vezez uma excelente memória visual e auditiva) com a exclusão de outros interesses;
3. Rotinas (uma determinada maneira de fazer as coisas);
4. Atraso no desenvolvimento da linguagem. Linguagem formal e pedante (uso concreto e peculiar da linguagem, interpretação concretas e literais;
5. Expressão não verbal pobre;
6. Boa reacção a ambientes estruturados e predictíveis com regras claras e simples impostas de forma clara;
7. Aprendizagem facilitada pela instrução directa.
8. Memória visual e auditiva "apurada";
9. Desajeitados e com descoordenação motora;
10. Falta de espontaneidade na exploração de situações novas;
11. Bom desempenho de puzzles;
12. Boas competências em termos expressivos que por vezes encobrem ou ddisfarçam défices de compreensão.13. Maior interesse em livros do que ina informação verbal;
13. Défice no interesse social pelos outros ;
14. Uso da comunicação para a satisfação das necessidades e não em conteúdos comunicativos.
As pessoas com SA têm problemas de linguagem em menor escala do que as classificadas como autistas, falam mais fluentemente e não têm dificuldades de aprendizagem tão marcadas. Têm normalmente inteligência (Q.I.) média ou mesmo acima da média.
Muitas crianças com SA não são diagnosticadas como tal. São muitas vezes referidas, pela família e professores, como estranhos, excêntricos, originais, diferentes, extravagantes ou esquisitos.

As suas principais dificuldades situam-se :
1. na comunicação;
2.no relacionamento social;
3. no pensamento abstracto.
Algumas características dos portadores de Síndrome de Asperger:
• Ausência de amigos;
• Pouca preocupação em ter amigos durante a infância;
• Inadequação social e emocional;
• Pouca empatia, a não ser que se explique que se deve envolver.
Principais interesses:
• Exclusivos;
• Padrões repetitivos;
• Mais memorização mecânica do que compreensão no aprendizado;
• Desenvolvimento atrasado da fala;
• Dificuldade de compreensão, apesar da linguagem “perfeita”;
•Rotinas impostas sobre ele mesmo ou sobre outros.

Com o apoio adequado e motivação apropriada, em casa e na escola, podem fazer excelentes progressos, ter sucesso, e mesmo continuar os estudos ao nível universitário e arranjar um emprego.
Texto e imagem: retirado da net

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