quarta-feira, 4 de março de 2009

Discalculia.

Discalculia não é uma doença.
Nem é necessariamente uma condição crónica. O nosso corpo e mente dão forma a um equilíbrio dinâmico que se adapta às novas situações.
As habilidades cognitivas de um aluno podem progredir além de seu diagnóstico original. Os estudantes podem ter uma vida normal fora das dificuldades matemáticas específicas, embora os problemas frequentemente tendam a remanescer com eles na vida adulta.
É importante compreender que as avaliações são somente válidas por um tempo relativamente curto, um ano para crianças e adolescente e menos de dois anos para adultos.
Fazer um diagnóstico é um conceito médico.
Antes que um diagnóstico positivo da discalculia seja feito, causas tais como o ensino inadequado ou incorreto, os problemas com visão, audição ou os danos ou doenças neurológicas e doenças psiquiátricas devem ser eliminadas.
Um diagnóstico final (completo) não pode ser feito antes que a criança esteja aproximadamente 10-12 anos de idade. No entanto isto não deve fazer parar com o trabalho correctivo apropriado antes dessa idade. Embora nós não possamos estar certos sobre a natureza exacta de suas dificuldades, é necessário começar imediatamente o trabalho correctivo.

Imagem: Aluno de EE trabalhando com a matemática e sua aplicação prática.(Flávio)

Texto retirado da net, traduzido e adaptado do livro: What is dyscalculia? Dr B. Adler, 2001, pg 23 - 25.

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