quarta-feira, 4 de março de 2009

Dificuldades na Matemática

Os efeitos das dificuldades de aprendizagem na matemática são diversos e vão além da área académica específica pois podem estar interligadas com a atenção, a impulsividade, a perseverança, a linguagem, a leitura e a escrita.
Quando o aluno se distraí com estímulos irrelevantes a sua dificuldade pode estar centrada na Atenção selectiva.
Se se cansa facilmente quando se tenta concentrar; faz pesquisas curtas; trabalha com demasiada rapidez e comete erros por descuidos; não usa estratégias de planeamento; frusta-se facilmente; conceptualiza bem mas é impaciente com detalhes; executa cálculos imprecisos; desatenção ou omissão de símbolos, a dificuldade pode estar na incapacidade de controlar a
Impulsividade.
Quando consegue resolver os problemas num dia, mas no outro não mas é capaz de grande esforço, quando motivado a sua dificuldade está relacionada com a Consistência.
Se não examina o trabalho; não consegue indicar as áreas de dificuldade; não lê previamente as provas, a sua dificuldade está centrada nos mecanismos de Automatização.
As dificuldades estão mais centradas na Linguagem/Leitura quando: a linguagem oral ou escrita se processa lentamente; não consegue nomear ou descrever tópicos e tem dificuldade em descodificar símbolos matemáticos.
Revela dificuldades na Organização espacial quando: tem dificuldade na organização do trabalho na página; não sabe sobre qual parte do problema centrar-se; tem dificuldades ao representar pontos; perde as coisas; tem dificuldades para organizar o caderno; tem pouco sentido de orientação.
Podem existir dificuldades nas habilidades grafomotoras quando faz o alinhamento dos números inapropriados; copia incorrectamente; necessita de mais tempo para completar um trabalho; não consegue ouvir enquanto escreve; trabalha com mais correcção no quadro-negro do que no papel; escreve letra de forma em vez de letra cursiva; produz trabalhos sujos, rasurados, tem ineficaz domínio do lápis ou escreve com os olhos muito próximos do papel.
Se a dificuldades está mais centrada na Memória o aluno não memoriza a tabuada de multiplicar; apresenta ansiedade perante os testes; não usa estratégias para o armazenamento de informações; pode recordar apenas um ou dois passos de cada vez; inverte sequência de números ou letras; tem dificuldade para recordar sequências de algoritmos, estações e meses, etc.
Quando a dificuldades está na Orientação no tempo o aluno tem dificuldades em trabalhar com as horas; chega muito cedo ou muito tarde à aula; tem dificuldades em ler o relógio analógico.
Se a Auto-estima está afectada o aluno acredita que nem o maior esforço irá levá-lo ao êxito;
nega a dificuldade; é muito sensível a críticas; opõe-se ou recusa ajuda.

Imagem: aluno da educação especial trabalhando com materiais específicos para a aprendizagem da matemática. (João)

informações retiradas da net
Texto retirado do livro: Manual de Dificuldades de Aprendizagem - Jesus Nicasio Garcia - Ed. Artmed. pg: 224 e 225.

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