sexta-feira, 1 de outubro de 2010


Tipos de tecnologias de apoio (TA) *

Estas tecnologias são concebidas para fornecer uma acessibilidade adicional a pessoas com dificuldades de natureza física ou cognitiva.

Periféricos alternativos ou adaptados – permitem o controlo do computador através de outros dispositivos para além do teclado e/ou rato padronizados. Exemplos:

* Teclados alternativos ou adaptados — apresentam teclas ou o próprio teclado de tamanho maior ou menor que o standard, uma configuração alternativa das teclas ou um teclado para utilização com uma única mão.

* Dispositivos apontadores electrónicos — usados para controlar o cursor sem utilizar as mãos - funcionam por ultra-sons, infra-vermelhos, movimentos oculares, sinais nervosos ou ondas cerebrais.

* Dispositivos de sopro — activados por inalação ou sopro.

* Ponteiros — fixados na cabeça, seguros pela boca ou acoplados ao queixo, são usados para pressionar as teclas do teclado.

* Joysticks (comandos) — dispositivos movidos pelas mãos, pés, queixo, etc. usados para mover o cursor no ecrã.

* Trackballs— bola móvel, montada no topo de uma superfície que pode ser usada para mover o cursor no ecrã.

* Ecrã táctil — permite a selecção directamente ou activação de um computador através de toque no ecrã, facilitando a selecção directa de uma opção, funcionando como alternativa ao rato ou ao teclado. O monitor pode possuir já o ecrã táctil, ou este ser adicionado se necessário.

* Impressoras de Braille – transferem texto escrito de um computador para Braille. Programas de conversão para Braille transformam texto digitalizado ou criado num processador de texto em Braille, o qual pode ser impresso com estes dispositivos.

Outras Tecnologias de Apoio

Filtros de teclado - são dispositivos de ajuda à utilização do teclado, como por exemplo, escrita inteligente de palavras [antecipação/predição de palavra em função do(s) caracter(es) inseridos] e correcção ortográfica que reduzem o número de utilizações das teclas. Possibilitam o acesso rápido aos caracteres evitando a utilização inadvertida de teclas.

Sinalizadores luminosos de alertas - monitorizam os sons do computador e alertam o utilizador através de sinais luminosos. Útil quando o utilizador não consegue ouvir os sons do computador ou não está directamente na frente do monitor. Por exemplo, um sinal luminoso pode comunicar a chegada de correio electrónico ou a conclusão de um comando.

Teclado no ecrã – fornece uma imagem de um teclado padrão ou adaptado no ecrã que permite ao utilizador seleccionar teclas através de um rato, ecrã táctil, trackball, joystick, switch (interruptor) ou dispositivo apontador electrónico. Frequentemente possui uma opção de varrimento que permite realçar teclas individuais a seleccionar pelo utilizador. Útil para indivíduos com dificuldades de coordenação e/ou movimento.

Ferramentas de leitura e programas para dificuldades de aprendizagem – incluem software e hardware concebido para tornar os materiais/recursos baseados em texto mais acessíveis a indivíduos com dificuldades de leitura. As opções podem incluir digitalização, reformatação, navegação, ou leitura de texto em voz alta. Estes programas são úteis para indivíduos com dificuldades de visualização ou manipulação de materiais convencionais impressos, pessoas que estão a desenvolver novas capacidades ao nível da literacia ou da aprendizagem de uma língua estrangeira e pessoas com uma melhor compreensão do texto quando este é simultaneamente ouvido e destacado visualmente.

Linha Braille – fornece uma saída táctil da informação apresentada no ecrã do computador. Uma “célula” Braille é composta por uma série de pontos (seis ou oito). O padrão de pontos e combinações possíveis são usados em vez de letras. As linhas Braille mecanicamente levantam pequenos pinos arredondados, de metal ou plástico, para criar caracteres Braille. O utilizador lê estes caracteres com a ponta dos dedos e, no final da linha, actualiza o “mostrador” para ler a linha seguinte.

Ampliadores de ecrã – funcionam como uma lupa, ampliando uma parte do ecrã, melhorando a legibilidade e o visionamento de itens no computador. Alguns ampliadores permitem ao utilizador ampliar ou reduzir áreas específicas do ecrã.

Leitores de ecrã – são usados para transformar em voz sintetizada, ou Braille, tudo o que surge no ecrã, incluindo texto, gráficos, botões de comando e menus. Basicamente, os leitores de ecrã transformam a interface gráfica em interface auditiva/táctil. São ajudas essenciais para os utilizadores com baixa visão ou cegos.

Programas de reconhecimento de voz – permitem dar comandos e inserir dados através da voz em vez do teclado e/ou rato standard. Usam um microfone ligado a um computador que pode ser usado para criar documentos de texto ou mensagens de e-mail, navegar na Internet, e navegar entre aplicações comuns e menus através da voz.

Text-to-Speech (TTS) ou sintetizadores de voz – recebem informação escrita do ecrã e transmitem a informação em voz sintetizada. Permitem aos utilizadores cegos ou com dificuldades de aprendizagem ouvirem a informação que inserem. Podem ainda servir como comunicação aumentativa/alternativa a indivíduos impossibilitados de o fazer, seja através de um registo escrito ou pela selecção de símbolos pictográficos de comunicação (ex.: SPC).

Processadores de texto com síntese de voz e caracteres ampliados – são programas que usam sintetizadores de voz para dar feedback auditivo daquilo que é inserido. Os processadores de texto de caracteres ampliados permitem ao utilizador ver tudo em texto aumentado, sem recurso a outros ampliadores de ecrã. Este tipo de processador de texto está de algum modo ultrapassado, pelas possibilidades que os processadores de texto comuns já integram.

Modems de conversão TTY/TDD (Teletypewriter /Telecommunications Devices for the Deaf**) (Sistemas de comunicação baseados em texto) – modems que estabelecem ligação entre computadores e telefones para permitir que uma mensagem de texto seja inserida num computador e enviada para um telefone TTY/TDD ou outro equipamento equipado com Baudot ***.
in http://acessibilidade.pbworks.com

Sem comentários:

Enviar um comentário