sábado, 31 de outubro de 2009

Jogos para todos.

Pelo jogo podemos levar os alunos a descobrir formas diferentes de trabalhar os mesmos conteúdos, espero que estas ideias sejam proveitosas:)
"Almeida, agrupou os jogos da seguinte forma:
1. jogos de interiorização de conhecimento:
2. jogos de expressão e interpretação, e valores éticos.
3. jogos de raciocínio – resolução de problemas, soluções criativas e lógicas.
Os jogos de expressão, interpretação e interiorização de conteúdo, desenvolvendo a inteligência, enriquecendo a linguagem oral, a escrita e a interiorização de conhecimentos, libertando o aluno para uma maior participação ativa, criativa e crítica no processo de aprendizagem.
Cabe ao professor ou profissionais de educação, após a leitura e análise, adaptar e ajustá-los a sua turma ou a quem vai ser aplicado. Dependendo de cada faixa etária. Trata-se de jogos que podem ser aplicados em todos os níveis de ensino.
Os jogos de inteligência - resolução de problemas, soluções criativas e cálculo - possibilitando ao aluno o desenvolvimento de suas potencialidades e intelectuais, como a flexibilidade para estabelecer relações com o seu meio, contexto e sua vida.
É importante que, além desses jogos os profissionais de educação criem outros, bem como investigue e analise antes de sua aplicação e que seja bem preparado para serem executados.
SUGESTÕES DE JOGOS QUE PODEM SER APLICADOS NA SALA DE AULA E NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA.MODELOS DE ALGUNS JOGOS.
“O mestre pode ser ponte, mas a travessia é feita pelo aluno”. (Sant’ Anna, 1997)-
JOGO: LOTO O jogo de loto pode ser adequado a muitos conteúdos diferentes, bastando apenas que sejam feitas as adaptações necessárias.
Este é apenas um exemplo para que o profissional tome como base e poderá confeccionar com os alunos também, para ser aplicado.
A aplicação, de acordo com o conteúdo pode ser feita para qualquer faixa etária.
Objectivos:Trabalhar regras e limite•
Trabalhar a criança e o jogo (ganhar e perder)•
Trabalhar conceitos matemáticos (divisão e áreas do retângulo)•
Planeamento espacial•
Incentivar o gosto pela pesquisa.
MATERIAL NECESSÁRIO:Uma folha de cartolina por grupo•
Lápis preto•
Canetas hidrográficas•
Tesoura•
Régua
ESTRATÉGIAS: Cada grupo deve dividir uma folha de cartolina em rectângulo, losângulo, enfim em peças iguais.
Essas deverão ser divididas em 6 partes.
Em cada parte, por exemplo, podem ser escritas perguntas ou nomes que se queira relacionar.
À parte fazem–se pequenos cartões, nos quais se escrevem as respostas das perguntas ou as palavras relacionadas ao cartão.
Sorteia–se, e os jogadores terão de assinar nas cartelas a resposta correspondente.
Esta actividade pode ser programada e anunciada antecipadamente para que os alunos tragam material de pesquisa para a confecção dos jogos.
Para os jogos de alfabetização, a professora precisa trazer grande parte do material já pronto, para que as crianças apenas pintem, recortem e colem figuras.
Todos os jogos devem ser selecionados antes da sua aplicação dependendo dos assuntos que deve ser aprendido.-
JOGO ORTOGRÁFICO
OBJECTIVOS:•Fixar conteúdos;
Desenvolver espírito de cooperação (o trabalho em equipe favorece esse desenvolvimento)•
Trabalhar regras e limites•
Trabalhar a criança e o jogo (ganhar e perder)•
Desenvolvimento da atenção e concentração•
Desenvolvimento do raciocínio e da motricidade.
MATERIAL•Uma folha e meia de papel-cartão por grupo de alunos•
Tesoura•
Cola•
Canetas hidrográficas•
Lápis de cor•
Um dado.
ESTRATÉGIA: divide–se a classe em três ou quatro grupos.
Cada grupo deve confeccionar um jogo, que será trocado depois para que cada uma jogue com o jogo feito por outra equipe.
Podem–se determinar cores diferentes para as equipes, ex:equipe verde, amarela, azul, etc. PaO JOGO
Com a folha inteira de papel cartão monta-se o tabuleiro.
Esta poderá ser cortada em três ou quarto partes para facilitar o seu transporte e poder guardar.
No tabuleiro será montada uma trilha com ponto de partida e de chegada.
Quanto mais sinuosa a trilha, mais elementos podem ser colocados, tornando o jogo mais emocionante. O caminho deve ser dividido em pequenas partes e enumerado em ordem crescente. Em diversos pontos do percurso colocam-se obstáculos. Ex: no número sete, pinta-se o espaço deste número de cor diferente, portanto, que parar aí terá de cumprir uma tarefa. As tarefas são indicadas em pequenos cartões, onde são colocados pontos de dificuldades ortográficas como palavras com z, ç, ss, s, g, j, x, ch, etc.
Exemplo: -
Coloque a letra certa no espaço: G ou J ou trás dificuldades Com G ou J : Via....em Via... ar
Via... ei....
Cada cartão de tarefas deverá conter três palavras para serem completadas corretamente. Em caso de erro,outra pessoa pode responder, ganhando com isso avanço de cinco casas com seu peão, e o que errou retrocederá o mesmo número de casas.
Desse modo prossegue o jogo e ganha quem atingir o primeiro ponto de chegada. Os peões podem ser feitos com papel cartão, formando pequenos cones.
REFERÊNCIAS ALMEIDA, Paulo Nunes de. A Educação Lúdica: Técnica e Jogos Editora Loyola, 2000.ALVES, Rubens. Estórias de quem gosta de ensinar. São Paulo:
Cortez BENJAMIM, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. 3 ed. São Paulo: Sumus, 1984.BORIN, Júlia. Jogos Resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de Matemática, São Paulo, l995.
CHATEAU, Jean. O Jogo e a Criança. Editora São Paulo, 2001.------- Competência e habilidades: elementos para uma reflexão pedagógica, São Paulo, Instituto de Psicologia,USP,1999.
FIGUERÔA, Marilene Lins. O lúdico na educação. Doutoranda pela UDE, universidade de La Empresa, Montevidéu-
UY.FONSECA. Introdução às Dificuldades de Aprendizagem. Editoras Artes Médicas, 1995.FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e Terra, 1996. .FURTH, Hans G; e outros. Piaget na Prática Escolar: Criatividade no Currículo Escolar: Editoras Vozes, 1999. Ima,GARCIA, Jesus Nicasio. Manual de Dificuldades de Aprendizagem. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2001.Publicado em 27/10/2009 12:11:00Dulcila Mª B. Chastinet Guimarães - Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia e de Jovens e Adultos, Capacitadora de Cursos de Formação de Professores das séries iniciais, Coordenadora e Consultora Educacional de Escolas Publicas e Privadas, Docente de Cursos de Avaliação da Aprendizagem e suas Complicações, Orientadora de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem.

retirado de...

http://educaofsicaadaptadaeeducaoespecial.blogspot.com/2009/10/o-uso-do-jogo-na-intervencao.html

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