sábado, 28 de fevereiro de 2009

Sonhadores ou desatentos?

Para se diagnosticar um caso de Défice de Atenção/ Hiperactividade (DDAH) é necessário que o aluno apresente pelo menos seis dos sintomas de desatenção e/ou seis dos sintomas de hiperactividade: Os sintomas devem manifestar-se em pelo menos dois ambientes diferentes e por um período superior a seis meses.

Alguns sintomas relacionados a desatenção:

  • não prestar atenção a pormenores;

  • ter dificuldade em permanecer atento;

  • não prestar atenção ao que lhe é dito;

  • ter dificuldade em seguir regras e instruções;

  • desviar a atenção com outras actividades;

  • não acabar a tarefa iniciada;

  • ser desorganizado;

  • evitar actividades que exijam um esforço mental continuo;

  • perder material e objectos importantes;

  • esquecer compromissos e tarefas.

  • esquecer-se do pequeno almoço ou do que comeu nessa refeição;

Sintomas relacionados a hiperactividade/impulsividade:

  • remexer as mãos e/ou os pés quando está sentado;

  • não permanecer sentado por muito tempo;

  • pular ou correr excessivamente em situações inadequadas;

  • ser barulhento em actividades lúdicas;

  • ser muito agitado;

  • falar em demasia;

  • responder às perguntas antes de concluídas;

  • ter dificuldade de esperar sua vez;

  • intrometer-se em conversas ou jogos dos outros.


Estratégias que podem ser usadas em sala de aula:


• Usar recursos e formas de apresentação não habituais - os alunos com distúrbio de atenção adoram novidades;

• Ensinar mnemônicas, quadras, dicas, rimas;


• Dividir as tarefas por fases - isso possibilita ao aluno vislumbrar que a tarefa PODE ser terminada;

• Elogiar o aluno com frequência, durante a realização da tarefa, incentivando o seu término;

• Utilizar metodologia preferencialmente visual, uma vez que os alunos com esse distúrbio aprendem melhor dessa maneira.

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