Alguns sintomas relacionados a desatenção:
- não prestar atenção a pormenores;
- ter dificuldade em permanecer atento;
- não prestar atenção ao que lhe é dito;
- ter dificuldade em seguir regras e instruções;
- desviar a atenção com outras actividades;
- não acabar a tarefa iniciada;
- ser desorganizado;
- evitar actividades que exijam um esforço mental continuo;
- perder material e objectos importantes;
- esquecer compromissos e tarefas.
- esquecer-se do pequeno almoço ou do que comeu nessa refeição;
Sintomas relacionados a hiperactividade/impulsividade:
- remexer as mãos e/ou os pés quando está sentado;
- não permanecer sentado por muito tempo;
- pular ou correr excessivamente em situações inadequadas;
- ser barulhento em actividades lúdicas;
- ser muito agitado;
- falar em demasia;
- responder às perguntas antes de concluídas;
- ter dificuldade de esperar sua vez;
- intrometer-se em conversas ou jogos dos outros.
Estratégias que podem ser usadas em sala de aula:
• Usar recursos e formas de apresentação não habituais - os alunos com distúrbio de atenção adoram novidades;
• Ensinar mnemônicas, quadras, dicas, rimas;
• Dividir as tarefas por fases - isso possibilita ao aluno vislumbrar que a tarefa PODE ser terminada;
• Elogiar o aluno com frequência, durante a realização da tarefa, incentivando o seu término;
• Utilizar metodologia preferencialmente visual, uma vez que os alunos com esse distúrbio aprendem melhor dessa maneira.
Sem comentários:
Enviar um comentário